Educação Quilombola
Local: Unequico, em Coremas (PB)
As atividades com a Unequico são de apoio pedagógicos e também de elaboração de projetos educacionais, aprimoramento dos processos de formação e capacitação dos(as) educadores(as) locais, sublinhando a importância de profissionais engajados(as) na busca por valorizar as habilidades pedagógicas, baseadas em perspectivas quilombolas como cerne do processo educativo.
A Unequico
Fundada em 2012, a Unequico tem buscado estimular o reconhecimento, a valorização cultural e a inclusão social dos quilombolas das três comunidades presentes em Coremas (Cruz da Tereza, Mãe D’água e Barreiras) na sociedade, por meio das redes de solidariedade formadas a partir da ancestralidade, com ações de fortalecimento comunitário, melhoria nas condições de saúde e educação da população. A equipe da organização é formada por mais de 90% de quilombolas da Comunidade de Cruz da Tereza, local de funcionamento da sede, sendo seis pessoas da comunidade, além de oficineiras quilombolas.
Importância da Educação
A iniciativa da Unequico de promover o reforço escolar gratuito para crianças e adolescentes quilombolas é singular na região do Alto Sertão, considerando o alto índice de evasão escolar e a defasagem no ensino e letramento dessas crianças e adolescentes. São cerca de 50 crianças e jovens, entre 6 e 17 anos, do 1º ao 7º ano, que são atendidos diariamente na sede da ONG, com atividades de reforço escolar, a horta educativa, oficinas, além de eventos festivos e as oficinas de louça de barro, quando o público se expande para as famílias e para a comunidade como um todo, chegando a até 2 mil pessoas. Ponto importante foi a construção da Cartilha ‘Aprendendo com os quilombos de Coremas’, que retrata 4 anciões quilombolas de Coremas, assim como narra a história do município sob a ótica quilombola.